Classificado diretamente para a 3ª fase da Copa do Brasil por conta do título da Série B do ano passado, o Vitória irá enfrentar o Botafogo na sua estreia no torneio nacional desta temporada. O Leão conheceu o seu adversário nesta quarta-feira (17) após sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que definiu outros 15 confrontos. A ordem dos mandos de campo serão oficializados ainda nesta quarta.
As datas básicas definidas pela CBF para a realização dos jogos de ida e volta são os dias 1° e 22 de maio. Pela participação na 3ª fase da Copa do Brasil, o Vitória receberá R$ 2,205 milhões. Caso avance para as oitavas de final, o Rubro-Negro irá embolsar mais R$ 3,465 milhões. Vale a pena lembrar que um novo sorteio será realizado para definfir os confrontos das oitavas de final.
No sorteio desta quarta-feira, as 20 equipes que se classificaram na 2ª fase da Copa do Brasil se juntaram aos oito clubes que conquistaram vaga na competição via Libertadores no ano passado (Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Fluminense e Red Bull Bragantino). Além deles e do Vitória, campeão da Série B, entraram o campeão da Copa Verde 2023 (Goiás), o campeão da Copa do Nordeste 2023 (Ceará), e nono colocado do Brasileirão Série A 2023 (Athletico-PR).
Com base no Ranking Nacional de Clubes, os times foram divididos em dois potes:
Pote 1: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Fortaleza, Internacional, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Atlético-GO, Ceará e Cuiabá.
Pote 2: Goiás, Vasco, Juventude, Sport, CRB, Vitória, Criciúma, Sampaio Corrêa, Operário-PR, Botafogo-SP, Brusque, Ypiranga, América-RN, Amazonas, Águia de Marabá e Sousa-PB.